Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Carne de Vitela - Horrível!

Texto retirado de:




'A carne de vitela é bastante apreciada por ser clara, macia e tenra... mas o que pouca gente sabe é que a carne vem de um bezerro filhote, um bezerro macho, que desde o primeiro dia de vida é afastado da mãe e trancado num compartimento sem espaço para se movimentar, fazendo com que sua carne não desenvolva músculos e continue macia...

Baby Beef é o nome que se dá à carne de filhotes ainda não desmamados.

O mercado de vitelas nasceu com o subproduto da indústria de laticínios que não aproveitava grande parte dos bezerros machos nascidos das vacas leiteiras.

Como é obtida essa carne, o Baby Beef?

Assim que os filhotes nascem são separados de suas mães, que ficam por semanas mugindo (chorando) por usas crias.

Esses filhotes ficam confinados em estábulos onde quase não podem se mexer e ali ficarão por meses, ganhando peso com uma alimentação que substitui o leite materno.

Um dos principais métodos para a obtenção da carne branca e macia, além da confinação em ambiente minúsculo para que a carne não crie músculos é a retirada do mineral ferro de sua alimentação, tornando-o anêmico.

O mineral ferro é fornecido apenas em quantidade suficiente para que o filhote não morra antes do abate.

A falta de ferro é tão sentida pelo animal que nada no estábulo pode ser feito desse metal, pois eles entram em desespero e começam lambendo tudo que for de material ferruginoso.

Apesar de serem animais limpos, muito deles comem seus próprios excrementos na busca de resíduos desse mineral, por isso o chão onde eles ficam é feito de ripas de madeira e assim os excrementos caem num piso de concreto e os animais não tem acesso a ele.

A alimentação desses filhotes é líquida e altamente calórica para que a maciez da carne seja assegurada: é a "engorda".

Para força-los a comer o máximo possível, nenhum outro líquido, nem água lhes é dado; e assim os filhotes no desespero da sede comem e comem...

Com o uso dessas técnicas muitos filhotes entram em desespero, desenvolvendo assim úlceras e a solução para isso é a ausência de luz, ou seja, eles são mantidos em total escuridão durante 22 horas por dia, as outras 2 horas restantes são destinadas á limpeza dos estábulos e aí sim as luzes precisam ser acesas.

Nesse confinamento a imobilização é total e os filhotes só tem espaço para se agacharem o suficiente para comer...eles não deitam.

Finalmente os bezerros são abatidos com mais ou menos 4 meses de vida. Uma curta vida de reclusão e sofrimento, sem nunca terem visto a luz do sol.

E assim o Baby Beef chega aos restaurantes e muitas pessoas não tem ideia do sofrimento do animal.

A criação de vitelas é um dos mais imorais e repulsivos mercados de animais em todo o mundo.

No Brasil não há lei específica que proíba essa prática, e nem na Europa.

Se as pessoas soubessem de toda essa "técnica" cruel, muitas não comeriam mais o Baby Beef.

Você, que ama animais, que se compadece com a dor deles, escolha produtos, serviços e empresas que não tenham origem no sofrimento.

Divulgue este texto, copie, mande por e-mail, mostre a todos que você conhece.'

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Caça

Domingo, 4 de Novembro de 2009
'Abdicar de matar'



'Assassino é, segundo os dicionários, quem mata ou manda matar com intenção.'

'300.000 portugueses que,...,entre Agosto e Fevereiro, matam animais a tiro pelos campos deste país....'

'Não matam em defesa própria, nem por necessidade. Matam por prazer ou... por desporto.'


Será que um assassino será apenas aquele que mata ou manda matar outro ser humano, ou aquele que também não respeite as diversas formas de vida.

Será que se pode chamar desporto?....